Em setembro de 2015, chefes de estado de 193 nações se reuniram na Cúpula das Nações Unidas – ONU com o objetivo de traçar um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade até 2030. Ali foram definidos 17 objetivos, chamados de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Quais são os ODS e do que se trata cada um deles?
No plano da ONU, os ODS preveem ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Por exemplo, o ODS 3 tem seu foco principal na saúde da população. Por isso, apresenta metas como: a redução drástica da mortalidade materna, combate a doenças como a AIDS, a tuberculose, a malária, a hepatite, entre outras transmissíveis, redução das mortes prematuras por doenças não transmissíveis, assim como o combate ao uso de álcool, tabaco e entorpecentes.
Para conhecer melhor cada um deles, clique aqui.
Como os ODS impactam a sua empresa?
Uma série de mudanças institucionais, econômicas e jurídicas se sucederam à adesão de 193 países à Agenda 2030 em todo o mundo.
Além do papel das empresas no esforço pela Imagem: Canva mudança, elas também tiveram compromissos estabelecidos pela ONU, sendo consideradas parceiras vitais que podem contribuir através das suas atividades principais, e que devem avaliar seu impacto, estabelecer metas ambiciosas e comunicar seus resultados de forma transparente.
E essas mudanças não trazem apenas responsabilidades, mas também diversos benefícios. Conheça as principais vantagens em adotar as práticas sustentáveis nas esferas sociais, ambientais, institucionais e econômicas levantadas pelos ODS na sua empresa:
Responsabilidade social: ao se envolverem com os ODS, as empresas demonstram sua responsabilidade social e o compromisso em ajudar a resolver os desafios globais.
Inovação e eficiência: ao trabalhar em direção aos ODS, as empresas são incentivadas a desenvolver novas soluções e tecnologias que possam ajudar a resolver os desafios globais, além de aumentar a eficiência e reduzir custos.
Reputação e marca: aderir aos ODS melhora a imagem, reputação e marca da empresa. Os consumidores e investidores estão cada vez mais preocupados com as questões sociais e ambientais, e as empresas que demonstram compromisso com os ODS podem ganhar a confiança e lealdade dos clientes e investidores.
Redução de riscos: as empresas que adotam os ODS podem reduzir os riscos associados à mudança climática, desigualdade social e outros desafios globais, ao mesmo tempo em que se tornam mais resilientes a esses desafios.
Oportunidades de negócios: a demanda por soluções sustentáveis e inovadoras está crescendo, por exemplo, e as empresas têm uma posição única para capitalizar essas soluções. Segundo relatório do Business and Sustainable Development Commission, o cumprimento dos ODS poderia criar oportunidades de mercado no valor de até US$ 12 trilhões e gerar até 380 milhões de empregos até 2030.
Mas isso não é coisa só de empresas grandes?
Pelo contrário, as micro e pequenas empresas (MPEs) também podem e devem se engajar na implementação dos ODS e têm um papel importante a desempenhar na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.
As MPEs representam uma grande porção do setor empresarial em todo o mundo e têm um impacto significativo em suas comunidades locais e na economia global.
No Brasil, elas compõem mais de 90% das empresas e são responsáveis por 60% dos empregos no setor privado. Além disso, as MPEs – especialmente as startups – têm uma vantagem competitiva, pois muitas vezes são mais flexíveis e ágeis do que as grandes empresas e podem responder mais rapidamente às mudanças nas necessidades dos clientes e do mercado.
Imagem: ODS
Como integrar os ODS ao seu negócio?
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Defina o ecossistema da sua marca: alinhar-se a essa nova tendência mundial é causar impactos positivos em todo o ecossistema da sua marca, ou seja, todos os atores que são impactados direta ou indiretamente pelas atividades da sua empresa. Quer entender melhor? Imagine um sistema onde a marca é o centro, envolta por todas as partes interessadas, como fornecedores e parceiros, comunidades locais, clientes e o próprio meio ambiente.
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Estude os ODS: comece enxergando os ODS divididos em 3 grandes escopos: ambiental, social e governamental (este é o ESG). Isso ajudará a definir quais ODS se aplicam mais à sua empresa e atividade, e pode até ajudar a expandir seus horizontes de atuação.
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Defina com quais ODS seu negócio se relaciona mais: apesar de sempre atuar e impactar o mundo de uma forma que envolve todos os ODS, uma organização sempre terá aqueles mais pertinentes à empresa. Por exemplo, a B2Mamy se relaciona fortemente com os ODS: 3 (saúde e bem-estar), 05 (igualdade de gênero), 08 (trabalho decente e crescimento econômico), 09 (indústria, inovação e infraestrutura), 10 (redução de desigualdades), 16 (paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (parcerias e meios de implementação). Já a Europa está mais envolvida com os ODS 03, 05, 06, 08, 11, 12, 13 e 17.
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Aprofunde-se nas atividades da sua empresa que impactam os ODS selecionados: agora é hora de estudar os ODS definidos. O site ODS Brasil traz todas as metas relacionadas aos objetivos. Assim, você poderá aprimorar atividades que já se relacionam ao seu negócio fortemente (por exemplo: saúde e bem estar), agora se baseando nas metas estabelecidas pela ONU.
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Utilize estes resultados em benefício do ecossistema da empresa: aproveite o impacto positivo para melhorar a compreensão dos colaboradores sobre os objetivos do negócio, definir ou ajustar a missão, valores e crenças da sua empresa, além de identificar pontos de melhoria nos processos do negócio.
Como colocar isso em prática?
Mais do que palavras, aderir aos ODS requer ação. Cabe a você definir quais iniciativas se encaixam melhor no seu negócio.
Trouxemos alguns exemplos de como adotar os ODS e talvez você se surpreenda ao saber que já pode estar fazendo muitas coisas na sua empresa sem se dar conta:
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Ações e projetos de economia de recursos e redução de resíduos: estas iniciativas geram economia para sua empresa e estão dentro do escopo ambiental de ESG, alinhadas aos ODS 07, 11, 12, 13, 14 e 15.
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Programas de diversidade e inclusão: com ou sem um comitê específico, ao contratar pessoas de comunidades locais, promover políticas de inclusão de minorias e oferecer salários equivalentes independentemente de quaisquer características físicas, biológicas e/ou culturais, sua emprese age na no escopo social de ESG, promovendo diretamente os ODS 05, 08, 10 e 16.
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Investir no crescimento sustentável do seu negócio: isso significa gerar valor para o seu negócio e todas as partes envolvidas, promover parcerias que se preocupam com as boas práticas sociais, ambientais e governamentais e promover políticas de anticorrupção. Estas são iniciativas voltadas ao escopo de governança de ESG, que fomentam os ODS 08, 09, 16 e 17.
Em conclusão, a adoção dos ODS da ONU pelas empresas é fundamental para construir um futuro mais justo e sustentável para todos.
No entanto, a implementação dos ODS requer um comprometimento real das empresas, em todos os níveis: com a transparência e a prestação de contas, além da colaboração com outras partes interessadas, incluindo governos, organizações da sociedade civil e comunidades locais.
As empresas que adotam os ODS como parte de sua visão e missão têm a oportunidade de criar um impacto positivo significativo em todo o mundo, ao mesmo tempo em que aumentam sua própria sustentabilidade e resiliência.
Ao trabalhar juntos, podemos transformar a economia global em uma força para o bem, ajudando a criar um mundo mais justo e sustentável para todos.
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