Você sabe qual é o prazo de garantia de um purificador Europa? Antes de mais nada, vale lembrar que os nossos produtos podem durar a vida toda. Apesar disso, os purificadores da nossa marca contam com uma garantia por um determinado período.
A garantia legal é um direito do consumidor, que pode variar de acordo com o tipo de produto. A seguir, vamos explicar melhor como ela funciona.
Da mesma forma, você vai descobrir as condições e o prazo de garantia dos nossos produtos.
O que é a garantia legal dos produtos?
Definitivamente, a garantia é um dos direitos do consumidor de maior interesse para as pessoas. No entanto, nem todo mundo conhece suas regras e prazos. Por exemplo: você sabia que a garantia sobre um eletroeletrônico é diferente da garantia de um cosmético?
Conhecer o prazo de garantia é fundamental para o consumidor. Assim, ao realizar uma compra e perceber algum dano no produto, você sabe o que fazer.
Segundo o CDC, todo produto tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. Esta é a chamada “garantia legal”, que varia de acordo com o tipo de produto.
Geralmente, são 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Por outro lado, o fornecedor pode oferecer outro prazo de garantia, que se complementa à garantia legal.
Quais produtos têm garantia?
Como já dissemos, todos os produtos e serviços estão cobertos. Porém, o regulamento é diferente para cada um deles. Entenda melhor a seguir:
Bens duráveis
Estes são os produtos utilizados por um longo período de tempo, com pouco ou nenhum desgaste. Por exemplo: purificadores de água, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e automóveis. Assim também, existem os serviços duráveis, como a reforma de uma casa ou uma dedetização.
Bens não duráveis
Estes são os produtos consumidos imediatamente ou logo depois da compra. Por exemplo: alimentos, roupas, calçados, etc. Já os serviços não duráveis costumam ser recorrentes, como cortes de cabelo, faxina e manicure. Por terem uma vida útil mais curta, seu prazo de garantia também é menor.
Existem ainda os produtos e serviços essenciais. Entende-se que eles estão relacionados às necessidades básicas humanas. No entanto, o Código do Consumidor não cita exemplos desta categoria.
Durante a pandemia da COVID-19, este assunto foi muito abordado. Com as medidas restritivas e de isolamento, houve períodos em que apenas os serviços essenciais funcionaram. Assim também, a prioridade de fornecimento era dos produtos considerados como itens essenciais.
De acordo com a PGE, estes itens são produtos de alimentação, saúde e higiene. São produtos indispensáveis às necessidades básicas, cuja falta pode colocar em risco a saúde e a segurança da comunidade.
Entendendo a diferença entre as categorias, já podemos imaginar que o prazo de garantia varia entre eles.
Como funciona o prazo de garantia?
Primeiramente, é importante entender o que a garantia assegura ao consumidor. Na verdade, ela é um direito de reclamação. Ou seja, se o produto apresenta problemas, o consumidor pode contestar dentro de um prazo determinado.
Segundo o artigo 26 do CDC, o consumidor tem até 30 dias para reclamar de vícios aparentes em produtos ou serviços não duráveis. O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias.
Você pode estar se perguntando quando começa a valer o prazo de garantia. Afinal, entre a compra e o recebimento do produto, pode existir uma lacuna.
Então, saiba que o prazo de garantia geralmente é contado a partir do momento do recebimento do produto. Isto vale para compras em qualquer canal, seja ele físico ou digital. Se o consumidor identificar algum vício, pode acionar a garantia diretamente com o fabricante.
Assim, seu produto deve ser encaminhado ao serviço de assistência técnica autorizada para avaliação e reparo.
Qual o prazo de garantia dos purificadores Europa?
Agora que entendemos melhor as categorias de produtos, sabemos que um purificador é um bem durável. Logo, seu prazo de garantia legal é de 90 dias.
Por outro lado, descobrimos também que o fabricante pode oferecer um prazo complementar. No nosso caso, existe um prazo de garantia para os purificadores de água, bem como para os elementos filtrantes.
Asseguramos ao consumidor garantia contra qualquer defeito técnico de fabricação durante 12 meses. Ou seja, 3 meses de garantia legal (90 dias), além de 9 meses de garantia contratual. Este é o prazo de garantia para os aparelhos, para os purificadores de água.
Já os elementos filtrantes, que vão dentro de nossos refis, têm um prazo distinto. Para eles, valem apenas os 3 meses de garantia legal. Os refis são o coração do seu purificador. Os elementos filtrantes responsáveis pela filtragem e purificação são de origem natural e têm vida útil mais curta que a do aparelho.
A vida útil de nossos refis varia de acordo com o modelo, mas não excede 2 anos. Além disso, sua reposição deve ser recorrente, fazendo a troca do refil em 4 meses, 1 ou 2 anos. Logo, faz sentido que tenham um prazo de garantia distinto.
É possível perder a garantia?
Para poder acionar a garantia de nossos purificadores existem algumas condições. O consumidor deve apresentar a Nota Fiscal e o Certificado de Garantia. No entanto, é preciso atenção, pois é possível perder a garantia concedida.
Caso o consumidor faça uso indevido do produto, em desacordo com o manual de instruções, ele perde este direito. Do mesmo modo, danos causados por acidentes e agentes da natureza não são cobertos.
A mesma coisa vale no caso do produto ser violado ou reparado por profissionais não autorizados. Mesmo dentro do prazo de garantia, o consumidor perde o direito concedido pela fabricante.
Por fim, temos uma dica muito importante. Se encontrou qualquer sinal de problema no seu aparelho, procure uma solução antes de acionar a garantia. Você pode entrar em contato com o SAC, consultar o manual do produto e a FAQ do nosso site.
Este conteúdo foi útil para você? Queremos os nossos consumidores sempre por dentro dos seus direitos!
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