Que o Grupo Europa busca sempre a excelência você já sabe, mas como será que funciona o processo de qualidade nos nossos purificadores?
Antes de mais nada, cabe entender melhor o papel e a importância deste departamento dentro da fábrica. Garantir a qualidade nunca é uma tarefa simples ou fácil em uma empresa. Quanto mais ela cresce, mais complexo fica para supervisionar o trabalho de cada colaborador ou fornecedor. Para conseguir controlar os resultados, existe a equipe de qualidade.
Para que uma linha de produção seja considerada excelente, é preciso cumprir um conjunto de normas. Da mesma forma, todas as etapas de produção precisam sair perfeitas para o produto final sair como o esperado.
Está curioso para saber o que compõe o processo de qualidade Europa? Então, fique ligado! A seguir, esclarecer um pouco da rotina deste departamento tão importante dentro da nossa organização.
O que é o departamento de qualidade?
A princípio, quando pensamos num departamento de qualidade, imaginamos uma equipe responsável por garantir a excelência, certo? De forma geral, seria isso mesmo. Esta equipe garante o cumprimento das políticas da empresa, bem como dos objetivos no prazo certo.
Da mesma forma, é tarefa deste departamento implementar critérios de supervisão para aprovação do produto final. E, claro, tudo isso dentro de um orçamento previamente estipulado. No processo de qualidade Europa, essa checagem assegura que o purificador saiu da fábrica nas condições perfeitas.
Logo, o departamento de qualidade é o grande responsável pelo produto final que o cliente recebe. Verificando o cumprimento dos parâmetros de qualidade e o funcionamento dos processos, é possível também reduzir custos. As suas funções não se limitam a uma única área, mas a todos os departamentos.
A equipe de qualidade também deve liderar projetos de melhoria e formação. Ou seja, ela se encarrega de colocar em prática todas as exigências do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Você já ouviu falar em ISO 9001? Esse talvez o seja certificado de SGQ mais conhecido que existe.
A ISO – International Organization for Standardization é o organismo que elabora a norma ISO 9001. Esta norma, juntamente com outras, integra o Sistema de Gestão da Qualidade. No Brasil, a ABNT é a responsável pela tradução da norma.
O processo de qualidade Europa conta com esta certificação. Da mesma forma, nossa empresa é reconhecida também por outras entidades de reconhecimento mundial.
O que faz parte do processo de qualidade dos Purificadores Europa?
Definitivamente, boa parte da rotina de trabalho e das etapas do processo são comuns a muitas empresas. Na fábrica dos Purificadores Europa, não é diferente.
Abaixo, vamos listar 5 principais atividades do nosso Departamento de Qualidade.
1- Elaboração dos planos de controle
Juntamente com o setor de Projetos e Desenvolvimento, a equipe cria os documentos que servirão como guias. Eles apresentam características das matérias-primas, componentes, acessórios e produtos que têm de ser monitorados. Assim, esse plano também contempla quais os meios, métodos e a frequência para este controle.
Estes documentos são uma ferramenta para ajudar a cumprir os objetivos do SGQ, bem como as normas técnicas regulamentares. Ainda mais importante é que o processo de qualidade Europa assegura a saúde e a segurança dos seus consumidores.
2- Depois de planejar, é hora de colocar em prática.
Faz parte das atividades do Departamento realizar ou apoiar as rotinas determinadas nos planos de controle. Monitoramento e análise devem ser sistemáticos, e sempre com o envolvimento da equipe de qualidade.
Esse monitoramento envolve acompanhar e dar instruções de trabalho em todos os pontos do processo produtivo. Desde o momento em que as matérias-primas chegam à fábrica, até a efetiva entrega ao cliente final. Componentes, acessórios, assim como embalagens: todas as etapas são analisadas.
O processo de qualidade dos purificadores Europa também gera informação
Em todas as etapas do processo de qualidade Europa, muitos dados importantes são gerados. Assim, também é responsabilidade deste departamento realizar a coleta, tratamento e análise de dados.
Com informações originadas nas atividades de recebimento, produção, venda e pós-venda, é possível criar alguns indicadores. Eles ajudam a medir a eficácia do trabalho, e fornecem insumo para tomadas de decisão em busca da melhoria contínua.
1 – Melhoria contínua
Confiar 100% nos processos de gestão de qualidade já estabelecidos, sem pensar em melhorias pode ser arriscado. Às vezes, a fabricação de um lote inteiro pode ser prejudicada por alguma falha ou etapa que precisa ser ajustada.
Dessa forma, o controle deve ser uma atividade constante. A equipe de qualidade Europa, além de manter o SGQ, busca aprimorar sempre seu Sistema.
2 – Em dia com o INMETRO
Existe um programa de avaliação/certificação compulsória do Inmetro, que deve ser cumprido de forma sistemática. Realizar estas avaliações é tarefa da equipe de qualidade. Isso assegura a concessão e manutenção do registro, bem como do selo do INMETRO na linha de purificadores.
Você imaginava que o processo de qualidade Europa tinha tantas etapas e mobilizava o trabalho de muita gente? Então, saiba que na água que você e a sua família bebem tem muito cuidado e dedicação envolvidos.
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